<$BlogRSDUrl$>

23 de março de 2004



A teoria do estresse no trânsito.

É, agora eu também faço teorias inúteis, sem quase nenhuma conclusão e que não vai mudar de nada a sua vida.

Como muitos sabem eu moro na cidade de São Paulo, e nem preciso falar do trânsito que tem todos os dias na cidade e que faz com que a vida dos cidadãos seja um pouco mais conturbada do que por exemplo os cidadãos que vivem em Muzambinho.

Eu particurlarmente desconheço um pessoa que simpatize com o trânsito e que goste de ficar nele. Mas de resto todas as pessoas se perguntassem responderiam que preferem não ficar parado (ou andando bem devagarinho) ao invés de chegar logo ao seu destino.

Como eu de vez em quando posso ter o desprazer de "pegar um trânsito" (acho que nunca entendi direito esta expressão) reparo muito nos carros que estão ao meu lado, e cheguei a conclusão de que são eles(os carros que estão do nosso lado) que são os maiores incentivadores do estresse causado no trânsito. E não são simplesmente por eles estarem ali enchendo as ruas, são as feições do carro.

Antes que você pense em feições do carro, quero deixar claro que nada tenho contra o design moderno dos carros e muito menos suas formas arredondadas. O que eu não gosto nos carros são as cores deles. Eu tenho andado reparando nas cores do carro, e quase que em sua maioria os tons de carro variam numa escala entre o branco e o preto, passando por todas as escalas de cinza, prata, chumbo, cinza claro e suas variações.

Para todo o lado que você olha mais de 80% dos carros tem estas cores, podem reparar, olhe pela janela e faça um pequeno cálculo mental.

Reparou?? Pois bem, viu que é verdade né??

Eu acho que isto é extremamente deprimente e acho que isto não só deprime as pessoas, como é a causa principal do estresse no trânsito. A coisa ainda pode ser piorada, pricipalmente depois da popularização do insufilme (assim?) e dos carros de pintura metálica, que forma quase que uma singularidade nas cores.

Você ainda não achou a relação com o estresse??

Pare e pense: Imagina você parado no trânsito, e ao invés de olhar pro lado e ver carros cinzas metálicos com insufilme, você ver um carro laranja, olha pro outro e ver um carro verde limão, outro vermelho com bolinhas amarelas, outro listrado em preto e branco. Isto realmente iria alegrar o trânsito, podia gerar boas risada o que certamente diminuiria o nível de estresse. Se as algumas pessoas usam roupas tão esquisitas e coloridas por que os carros também não podem ser assim??

Vocês podem reparar que eu escrevi este texto todo e o que eu queria dizer está no último parágrafo. Descupa ai...


  • This page is powered by Blogger. Isn't yours?

    Eu estou no Blog List Weblog Commenting by HaloScan.com O Ponto de Encontro dos Blogueiros do Brasil